Canoa Quebrada, Fortim e região oferecem muitas opções de lazer ou esportes :
Há dois passeios principais de bugue para fazer em Canoa Quebrada:
O passeio de bugue pelas dunas pode ser feito com qualquer maré e leva a uma lagoa onde se pode fazer esquibunda e tirolesa. É muito procurado para assistir ao pôr do sol do alto da duna. Dura cerca de uma hora e meia.
Já o passeio de bugue até a Ponta Grossa, a 50 km, vai pela praia, e por isso só pode ser feito na maré baixa. Ao longo do percurso, a paisagem alterna praias desertas, lagoas, dunas, coqueirais, aldeias de pescadores e falésias de variados tons - do branco ao bordô. Na praia de Majorlândia as formações ganharam esculturas gigantes moldadas pelo artista Toinho da Areia. Aproveite a parada para comprar o artesanato típico da região - as garrafinhas com desenhos de areia colorida. O passeio dura cerca de duas horas e meia.
De Canoa Quebrada à divisa com o Rio Grande do Norte são 75 quilômetros de praias emolduradas por falésias coloridas, coqueirais e vilas de pescadores. Os passeios de bugue percorrem boa parte do trecho. Não deixe de fora do roteiro uma visita à Ponta Grossa, com as mais belas formações da região. Para quem busca agito, o canto esquerdo da praia que dá nome à vila é o mais movimentado, com barracas super estruturadas. Caso o intuito seja fugir do burburinho, caminhe para a direita, onde o cenário é rústico e quase deserto.
Os passeios são agendados nas barracas de praia e duram cerca de meia hora. As embarcações rústicas têm capacidade para duas pessoas, além do jangadeiro.
A maior tirolesa entre dunas do Ceará tem 300 metros de extensão e costuma fazer parte do roteiro dos passeios de bugue e de quadriciclo. A aventura termina dentro de uma lagoa e, para voltar à base, um carrinho reboca a turma. Quem preferir ficar lá embaixo, a barraca Oásis oferece infraestrutura na beira da água.
Os voos, que podem ser duplos ou triplos, acontecem no mirante que fica no final da Brodway, perto da praça da igreja. Os passeios começam ao meio-dia, sobrevoam as falésias e têm duração entre 10 e 15 minutos, dependendo da condição do vento. Uma dica: vá no final da tarde, para apreciar o pôr do sol das alturas.
O Centro Histórico da cidade, a 13 quilômetros de Canoa Quebrada, é repleto de construções dos séculos 18 e 19. Preservado, o casario que se espalha pela rua Coronel Alexanzito exibe belos ornamentos feitos com azulejos portugueses. Também enfeitam a paisagem o prédio da antiga prisão municipal - que hoje abriga a Câmara dos Vereadores - e as igrejas de Nossa Senhora do Rosário, datada de 1785, e de Nosso Senhor do Bonfim, de 1774.
O passeio circula entre as dunas e pode ser feito no final do dia por conta do sol e calor. O tour começa pela beira-mar e segue dunas acima. No caminho, paradas no parque eólico e no Sítio Cumbe para apreciar o visual; e também na tirolesa.
A noite rola no calçadão da Broadway, repleta de restaurantes, bares e boates. O aquecimento começa volta da meia-noite nas barraquinhas de bebidas no final da rua. Mais tarde, é só decidir o som que se quer ouvir para escolher em qual casa entrar e dançar até o dia amanhecer - as opções vão do forró ao eletrônico. Nas noites de lua cheia o movimento se transfere para a praia, com luaus e festas - os mais concorridos acontecem em frente à barraca Freedom.